A Secretaria Municipal de Saúde de Juína tem enfrentado um problema que impacta diretamente o atendimento à população: 30% dos pacientes agendados para exames não comparecem. Em mutirões como o de ecocardiograma, por exemplo, 140 pessoas faltaram, impedindo que a fila fosse reduzida.
A secretária Marcela Américo explica que as guias de exames são nominais e que, ao faltar sem aviso, o paciente impede que outro seja atendido. "Precisamos que a população colabore. Se não puder ir, avise com antecedência. Assim conseguimos encaixar outros e fazer uma gestão mais eficiente", destacou.
A Secretária também alerta para a importância de manter o cartão SUS e os telefones atualizados, pois muitas vezes o contato com os pacientes é impossível, dificultando encaixes e remarcações.
Exames como ressonância, ultrassom, endoscopia e consultas com especialistas estão sendo ofertados via mutirão e pelo programa Fila Zero, que já realizou mais de 1.600 exames de ressonância só neste ano. Ainda assim, a fila já atinge o ano de 2025.
"Com o apoio da população, podemos reduzir filas, otimizar recursos e garantir uma saúde pública de mais qualidade", finalizou Marcela.
